Catedrais Medievais
Notre Dame de PARIS: igreja de uma beleza perfeita, alegria do mundo inteiro
A catedral Notre Dame de Paris tem tantos aspectos e maravilhas, que eu depois de ter estado nela, eu tenho que voltar para o hotel, comer alguma coisa rápida, e fazer uma coisa que em mim é um modo de refletir: é dormir.
Eu me pergunto por que é que havia o sono no Paraíso? Se o Paraíso era tão agradável e não cansava, por que é que havia o sono no Paraíso?
Eu me pergunto às vezes se para o homem deixar todas as suas impressões, mesmo as paradisíacas, assentarem bem nele, não é preciso um período de sono, em que o homem pensativo se ordena.
Eu quis dormir depois de ter visto Notre Dame, como Adão quis dormir depois do dia primeiro do Paraíso.
Notre Dame tem o solo da seriedade e todo o desenvolvimento do maravilhoso.
Ela é fundamentalmente séria, planejada segundo os melhores ditames de uma razão calma, ponderada, fazendo uma coisa de grande vôo.
Agora, em cima dessa arte e da razão, levantou-se um sonho: o edifício é um sonho. E esse sonho é o maravilhoso até nas menores coisas. Não há uma
gargouille que não seja maravilhosa.
A igreja de uma beleza perfeita, alegria do mundo inteiro.
Cada pormenor é perfeito. A galeria dos reis tem o tamanho exato, está na altura certa.
A Revolução Francesa, sempre igual a si mesma, e incomparável em infâmia a qualquer outro acontecimento histórico, exceto a traição de Judas, não contente em decapitar Luiz XVI, mandou uns bárbaros subirem até essas estátuas e degolá-las. De maneira que esses corpos ficaram sem cabeça durante muito tempo.
Recentemente, fazendo obras nos porões de um banco e os operários encontraram as cabeças desses reis, que um homem do povo, piedoso, salvou-as durante a noite enterrando-as à pequena distância da catedral.
Em cima da galeria dos reis, que representam os reis da genealogia de Nosso Senhor Jesus Cristo, o parapeito tem a altura exata. Tudo é de uma perfeição acabada.
A auréola atrás da cabeça de Nossa Senhora não tem igual no mundo inteiro.
Plinio Corrêa de Oliveira. Texto sem revisão do autor.
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