Catedrais Medievais
Basílica de VÉZELAY: harmonia, distinção e aspecto prático aliados à beleza
A fotografia apresenta a fachada da Basílica Santa Madalena em Vézelay (França).
É uma igreja monástica, admirável exemplo de arte românica do século XII.
Como é diferente das igrejas modernas!
A porta central é prática: bastante grande para as multidões poderem entrar e sair facilmente do edifício.
Ela é elevada, de maneira que permite a entrada de altos estandartes.
A coluna central da porta divide a multidão que entra, evitando de início que as pessoas caminhem numa só direção.
Que lindo simbolismo há nisso!
Nota-se acima da porta uma imagem de Nosso Senhor Jesus Cristo — figurando que Ele divide as vias do homem em duas:
a da direita, do amor de Deus; e a da esquerda, da perdição.
Ele divide os caminhos humanos.
Na parte superior do templo, vemos um lindo trabalho de escultura em pedra.
Os construtores colocavam nas igrejas da época esculturas para ilustrar algum fato da História Sagrada, da História da Igreja ou da história de um santo.
Assim, ensinava-se religião aos que entram nos templos.
Por essa razão as catedrais medievais foram denominadas "Bíblias em pedra".
As colunas, com muita nobreza, suportam todo o peso do edifício. Suficientes, dignas, mas como um carregador que não se verga ao peso da bagagem.
Como são diferentes de tantas colunas modernas atarracadas!
Podemos dizer que harmonia e distinção são as notas dominantes do conjunto do edifício, ao qual não falta um aspecto prático.
A arquitetura medieval, tanto de estilo românico quanto gótico, é considerada por muitos estudiosos modernos a mais prática que houve na História.
Não há nada num edifício gótico, por exemplo, que não tenha uma razão de ser prática. Nele, entretanto, tudo é belo.
Poder-se-ia fazer um longo estudo para provar que todos os aspectos analisados na Basílica de Vézelay têm uma razão de ser prática, mas aliada à beleza.
Um fato histórico importante contribui para aumentar o renome dessa obra-prima do estilo românico: nela São Bernardo de Claraval pregou a segunda Cruzada, em 1146.
Excertos da conferência proferida pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, em 10 de fevereiro de 1974. Sem revisão do autor.
GLÓRIA CRUZADAS
CASTELOS ORAÇÕES
HEROIS
CONTOS CIDADE SIMBOLOS
loading...
-
Paray-le-monial: Onde O Espírito Medieval E O Católico Se Identificam
Paray-le-Monial: nave central. No abside: a pintura de Jesus Cristo no Juízo Final.Luis Dufaur Até que ponto o espírito medieval e o espírito católico se identificam? Até que ponto um espírito anti-medieval pode ser chamado espírito anti-católico?...
-
A Catedral De Siena: Formosura E Praticidade
A Catedral de Siena é uma catedral lindíssima construída na técnica da basílica de Orvieto. Não foto pode-se ver o aspecto global da fachada. Notem aquele lindo mosaico em cima, nos tímpanos das portas os belos mosaicos. Depois outras esculturas,...
-
Catedral De Sevilha: Uma Fortaleza Meio Eclesiástica E Uma Igreja Meio Fortaleza
Estas fotografias evocam um antigo provérbio português: “Quem não viu Sevilha, não viu maravilha”. Chamam a atenção na Catedral de Sevilha as duas torres laterais muito ornadas. Entre elas, nota-se um espaço com fundo claro e um gradeado...
-
Basílica De São Marcos: Jóia Do Estilo Bizantino Em Veneza
A primeira fotografia apresenta uma visão interna da nave central da célebre Basílica de São Marcos, em Veneza, num horário favorável, em que ela está inteiramente vazia. É preciso familiarizar-se com o estilo desse templo religioso: o bizantino...
-
Vitrais Da Catedral De Reims: Luz Que Convida à Contemplação
Chamamos as obras do engenho humano de “netas” de Deus porque, sendo a alma humana filha de Deus, aquilo que o espírito humano engendra é “neto” de Deus. Engendrando os “netos” de Deus, que são as verdadeiras obras de arte, o homem prepara-se...
Catedrais Medievais