Catedrais Medievais
Paray-le-Monial: onde o espírito medieval e o católico se identificam
|
Paray-le-Monial: nave central. No abside: a pintura de Jesus Cristo no Juízo Final. |
|
Luis Dufaur
|
Até que ponto o espírito medieval e o espírito católico se identificam? Até que ponto um espírito anti-medieval pode ser chamado espírito anti-católico? E até que ponto se pode ser católico sem ter o espírito medieval?
O que é o espírito da Cristandade medieval em confrontação com o espírito católico?
Uma tese que não pode ser aceita é de que a Igreja só se exprime adequadamente no estilo medieval.
Basta considerar o românico, que não é gótico. Há monumentos românicos de uma expressão católica magnífica.
Eu, quando estive em Paray le Monial, fui assistir Missa. Em Paray-le-Monial Santa Margarida Maria recebeu as revelações do Sagrado Coração de Jesus.
Durante a Missa, os meus olhos foram se pondo pela igreja como faz todo mundo, e eu fui tomado pela igreja.
O tamanho, o tipo de pedra, os arcos, não sei que imponderáveis, e eu procurando afastar a idéia para prestar atenção na Missa...
Então, me passou pela cabeça, assim como um relâmpago: “isto aqui é um monumento muito sério, muito importante, uma coisa magnífica”.
Eu sai com este começo de enlevo enfático pela igreja.
|
Paray-le-Monial: basílica do Sagrado Coração de Jesus. O prédio dependente é de séculos mais recentes. |
Depois alguém me disse que essa igreja tinha pertencido a Cluny e que foi até uma casa mãe importante de Cluny.
Eu esbarrei em Paray le Monial e sem pensar em Cluny o que há de resto de Idade Média em mim palpitou.
Ora, não era gótico. Era pré-gótico.
Assim nós podemos ir recuando na História.
Por exemplo, uma igreja que exprime muito dignamente o espírito católico é a fachada de São João de Latrão.
|
Paray-le-Monial é um fiel exemplo do estilo das abadias de Cluny |
Ela é digna, me fala na alma, menos do que Paray-le-Monial, mas fala do bom espírito católico e nada fala contra o espírito católico.
A igreja do Coração de Jesus em São Paulo, que tanto me fala à alma e que teve um grande papel na formação das minhas impressões e, portanto da minha mentalidade, não tem uma só ogiva.
Os estilos não-góticos exprimem também adequadamente princípios e aspectos da ordem do universo.
O espírito de fé nos faz ver todas as coisas de acordo com a Revelação. E nos apresenta dignamente traços da ordem do universo.
Nessa hora, a ordem do universo de um modo vago se recompõe em todo o nosso espírito.
No correr dos séculos, o espírito de fé foi se explicitando cada vez mais na arte, até aparecer o românico.
Houve assim uma longa caminhada até a manifestação do gótico, que foi a forma mais plena do espírito de fé que se conseguiu.
Deveria ter vindo depois outros estilos que a Renascença e o Protestantismo cortaram.
Depois houve um recuo com o estilo clássico neo-pagão e depois o materialismo na arte.
Então a silhueta da arte sacra foi afundando. Houve um gradual retrocesso, um gradual afundamento até o momento em que apareceu a arte moderna e começou a fazer careta.
|
Paray-le-Monial: o interior reflete o modelo de Cluny |
Já não é arte sacra, é arte blasfema.
(Autor: Plinio Corrêa de Oliveira. Texto sem revisão do autor).
A basílica do Sagrado Coração de Jesus
No ano 973 o conde Lambert de Chalon fundou um claustro que desde 999 ficou sob a autoridade da abadia de Cluny.
Nada ficou da primitiva igreja do século X. No século XI iniciou-se uma construção que deu no pórtico e nas duas grandes torres da frente completadas no século XII em estilo românico.
Nesse século começou a edificação da grande abside e do deambulatório (foto ao lado).
Os trabalhos foram muito lentos e duraram até o século XIV. Nesse período o estilo românico foi substituído pelo gótico gerando a presença dos dois estilos na basílica.
Paray-le-Monial e sua basílica são locais de muita peregrinação depois das aparições do Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarita Maria Alacoque (1647 - 1690).
As romarias começaram em realidade no século XIX e Paray-le-Monial hoje é um dos locais da maior visitação religiosa na França.
|
Aparições do Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque em Paray-le-Monial |
Os locais de visitação e oração são, sobretudo, a capela das aparições e o túmulo do confessor da Santa, São Cláudio de La Colombière.
Sob o influxo desse fluxo de peregrinações, em 1875 a igreja foi elevada ao rango de Basílica menor, título pontifício.
A Basílica do Sagrado Coração está composta de três naves, uma central e dois laterais. Tem duas pequenas torres no lado oeste.
Ela tem 63,5 metros de cumprimento e uma largura de 22,35 metros (sem considerar o transepto que mede 40,50 metros).
A nave central atinge uma altura de 22 metros, mas a torre do transepto chega aos 56 metros.
O exterior da Basílica é tipicamente cluniacense e românico, marcado pela austeridade e o despojamento.
Outrora os muros interiores estavam pintados e algo disso ainda resta no abside, no estilo do modelo que era a abadia de Cluny, representando a Jesus Cristo julgando o mundo no grande dia do Juízo Final.
GLÓRIA CRUZADAS
CASTELOS ORAÇÕES
HEROIS
CONTOS CIDADE SIMBOLOS
loading...
-
As Igrejas De Ravenna E O Futuro Possível Do Gótico
Ravenna, igreja de San Vitale, imperatriz Teodora e séquito. Luis Dufaur A basílica de San Vitale, em Ravenna, na Itália, é uma igreja octogonal, em estilo bizantino com figuras em mosaico, paradas ‒ mas vivas! não têm nada de morto! ‒ postas...
-
Basílica De São Remígio: O Ambiente Sobrenatural No Dia Do Batismo De Clóvis, Rei Dos Francos
Fachada principal de Saint-RémiLuis Dufaur Pode-se imaginar a intensidade da graça do momento em que Clóvis, rei dos francos, foi batizado na basílica de São Remígio, em Reims (França)? Naquele momento nasceu para a Igreja Católica a nação francesa...
-
O Gótico é O Fruto De Séculos De Pregação Dos Santos
Catedral de Bourges, FrançaSobre a origem dos vários estilos de arte, eu tenho a seguinte impressão: Quando há uma sociedade – eu chamo ‘sociedade’ o corpo social inteiro – que vive em uníssono, e que deseja muito uma mesma coisa, aparecem...
-
Basílica De VÉzelay: Harmonia, Distinção E Aspecto Prático Aliados à Beleza
A fotografia apresenta a fachada da Basílica Santa Madalena em Vézelay (França). É uma igreja monástica, admirável exemplo de arte românica do século XII. Como é diferente das igrejas modernas! A porta central é prática: bastante grande para...
-
As Catedrais De Notre-dame E São Pedro Comparadas Por Uma Grã-duquesa Russa
No século XVIII, a grã-duquesa da Rússia Maria Feodorovna fez sua viagem de bodas na Europa Ocidental com seu esposo, o futuro imperador Paulo I da Rússia. O casal viajava de “incógnito” ‒ quer dizer, não oficialmente ‒ e usava os nomes...
Catedrais Medievais