O órgão é a voz da catedral medieval, eco da voz da Igreja Católica e do próprio Deus
Órgão da catedral de Estrasburgo
Procuremos lembrar-se da sensação quando ouvimos pela primeira vez um órgão tocar.
A primeira sensação que eu tive foi de surpresa. Como quem diz: eu não imaginava! A surpresa era seguida de um maravilhamento: que elevado!
Clique para ouvir Missa para os conventos: Elevação, François Couperin:
Como isso tende para cima! Que movimento para cima!
Como vai a uma altura que há uma verdadeira audácia que se quereria ter essa altura! Como isto perfura!
Que alma corajosa! E de quanta coisa esta alma discrepou e se descolou e com que entusiasmo ela sobe!
Quantas coisas há em mim que quereriam subir assim e que dão vontade de subir! O que é que há nesta altura? Para onde sobe isto e como é que é imaginável aquilo que vai encontrar?
Órgão da catedral de Sevilha
O órgão tocando suscita a idéia de um Céu infinito, de uma santidade, de uma pureza, de uma harmonia, de uma afabilidade e uma intransigência absoluta! É para lá que a alma inteira ruma na primeira vez!
‒ Órgão! Isto é um instrumento, não é uma orquestra! Oh! Que coisa extraordinária! É assim que se deve ser!
Clique para ouvir Registros plenos no primeiro tom, do Livro do Órgão de Jean-François d'Andrieu:
Estes são movimentos que entretanto, passam rapidamente em algumas almas.
Em outras, se a alma continua fiel, há uma espécie de identidade dela consigo mesma e esses movimentos fixam-se para todo o sempre.
Órgão da igreja de Santo Eustáquio em Paris
A alma só é o ser que Deus criou na medida em que esse movimento habita nela a ela vive disso.
Na medida em que a alma não tem esse movimento e não vive para isso, ela não é a alma com a fisionomia que Deus quis para ela.
Clique para ouvir Canon em D maior, J. C. Pachelbel (1653 — 1706):
Para ser ela mesma é preciso ser a imagem e semelhança de Deus.
Se ela não é idêntica com Deus, não tem identidade com consigo mesma.
O movimento de alma que estou descrevendo e que um órgão pode suscitar de algum modo a Igreja sempre teve, é inerente à Igreja.
Isto era o estado comum em que os homens viviam, rezavam, combatiam, descansavam, festejavam e morriam na ordem medieval. Tudo era feito nesta atmosfera.
Clique para ouvir Passacaille d'Armide, da suite em 2º tom. J.-B. Lully:
Catedral de Amiens, França
O comum do homem era viver atrás dos vitrais, ao som dos órgãos, em contato com o granito e, por detrás de muralhas, tendo armas como ornamento das paredes! Tudo isso era o comum.
Por que? Porque essa tendência para o alto, o discernimento do mais alto dos mais altos, penetrou à fundo na alma do homem medieval.
Ele não concebia a possibilidade de fazer uma janela de quarto de empregado sem que fosse uma ogiva!
Era a forma natural de todas as janelas, de todas as portas, de todas as comunicações, dos adornos, dos enfeites, de tudo!
Essa atmosfera da vida se transmitiu por várias gerações e foi, dentro dos homens, uma coluna, um fogo, uma força que quatro ou cinco séculos de Revolução não conseguiram exterminar inteiramente e que resta em nós sob a forma de um precioso legado de tradição.
(Fuente: Plinio Corrêa de Oliveira, 03/01/1981. Texto sem revisão do autor).
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