Catedrais Medievais
A catedral e a vocação da França “filha primogênita da Igreja”
No século XIII, ricos e pobres tinham os mesmos gostos prazeres artísticos. Não havia de um lado o povo e do outro a classe dos entendidos de arte.
A catedral era o lar de todos, e a arte ali traduzia o pensamento de todos. Contrariamente aos séculos XVI e XVII em que a arte pouco nos diz do pensamento profundo da França da época, a arte do século XIII, nos fornece a manifestação plena de uma civilização numa época definida da história. A catedral medieval assume o papel dos livros.
Nela, revela-se não só o gênio do cristianismo, mas também o gênio da França.
É verdade que as idéias que tomaram forma visível nas igrejas não pertenciam só à França, mas eram patrimônio comum da Europa católica.
Porém, a França é conhecida pela sua paixão pelo universal. Ela sozinha descobriu como fazer da catedral uma imagem do universo, uma súmula da história, um espelho da vida moral.
Mais ainda, a admirável ordem da lei suprema que ela impôs nessa galáxia de idéias é peculiar da França.
As catedrais de outros países, todas posteriores às francesas, não revelam um leque tão vasto de idéias tão finamente ordenado num esquema de pensamento.
Santuário de Nossa Senhora da Espinha, França Não há nada na Itália, Espanha, Alemanha ou Inglaterra que possa ser comparado com a catedral de Chartres.
Em nenhuma outra parte pode se encontrar tal riqueza de pensamento. Quando, por fim, compreenderemos que no domínio da arte nunca a França realizou algo mais alto que suas catedrais góticas?
(Fonte: Émile Mâle, “A arte religiosa na França no século XIII”, apud “The Dawson Newsletter", Summer 1993).
Desejaria receber as novas postagens de 'Catedrais Medievais' em meu Email gratuitamente
GLÓRIA CRUZADAS
CASTELOS ORAÇÕES
HEROIS
CONTOS CIDADE SIMBOLOS
loading...
-
O Simbolismo Divino Na Arte E Na Natureza Visto Pela Idade Média
Rosácea lateral da catedral de Chartres: resumo da ordem do Universo com Cristo Rei no centro.Luis Dufaur continuação do post anterior: A catedral: resumo da ordem sublime de Deus impressa no Universo A terceira característica da arte medieval reside...
-
A Catedral
No corre-corre de nossos dias tresloucados, façamos uma pausa. Esqueçamos por alguns minutos o trabalho, as preocupações que nos assaltam, e façamos uma visita a uma catedral medieval. A belíssima página que a seguir transcrevemos ––...
-
A Catedral, Poderosa Nave Da Salvação
O artista medieval não era nem um rebelde, nem um “filósofo”, nem um precursor da Revolução. É suficiente apresentá-lo como ele realmente era: simples, modesto e sincero. Ele era um dócil intérprete das grandes idéias que para conseguir...
-
O Universo Transfigurado Se Concentra Na Catedral
Entrando na catedral medieval, a primeira coisa que impressiona a alma é a sublimidade das grandes linhas verticais. A nave da catedral de Amiens comunica uma insofismável sensação de purificação, porque a beleza pura da imponente catedral age como...
-
A Catedral Medieval Nos Faz Sentir No Seio Da Jerusalém Celeste
“Penetremos na catedral. A sublimidade das grandes linhas verticais atua logo de início sobre a alma. “É impossível entrar na grande nave de Amiens sem se sentir purificado. Unicamente por sua beleza, ela age como um sacramento. Ali também encontramos...
Catedrais Medievais